Sobre

Sobre Nós

Este site é resultado de um projeto de pesquisa que teve por objetivo investigar as edições oitocentistas de prosa de ficção francesa que fazem parte, ainda hoje, do acervo da biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português do Pará. O projeto, sob minha coordenação, contou também com o precioso apoio de bolsistas de iniciação científica (PIBICS).

Sobre o Banco de Dados

O site Paris na América teve como ponto de partida a elaboração de um banco de dados com informações bibliográficas sobre os exemplares de prosa de ficção francesa que fazem parte do acervo da biblioteca do Grêmio Literário Português e Recreativo do Pará. A coleta dessas  informações foi realizada por meio da consulta física dos exemplares que se encontram atualmente na instituição.

Sobre o Grêmio

O atual Grêmio Literário e Recreativo Português do Pará foi fundado em 1867, na cidade de Belém, então capital da Província do Pará, por iniciativa dos membros da colônia portuguesa instalados na cidade. Em seus primórdios, consistiu em um gabinete de leitura que tinha por finalidade instruir seus associados disponibilizando-lhes uma “escolhida” biblioteca e oferecendo aulas de línguas estrangeiras (inglês e francês). Quando se sua fundação, o gabinete de leitura foi denominado tão somente Grêmio Literário Português do Pará.

Créditos

O desenvolvimento da pesquisa que deu origem a este site não seria possível sem o apoio da diretoria do Grêmio Literário e Recreativo Português do Pará, que franqueou o acesso a sua preciosa biblioteca. Também foram fundamentais a colaboração da bibliotecária Nazaré Goes e dos bolsistas de iniciação científica (PIBICs) que participaram do projeto em diferentes momentos. Contudo, a criação deste site apenas se tornou possível graças ao apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).