Créditos

O desenvolvimento dessa pesquisa não seria possível sem o apoio da diretoria do Grêmio Literário e Recreativo Português do Pará, que franqueou o acesso à biblioteca e a documentos relativos à história da instituição; da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará (FAPESPA), que apoiou os projetos anteriores que deram origem a este que ora se apresenta, à CAPES, pela concessão de uma bolsa de Estágio pós-doutoral na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines e, finalmente, ao CNPq, que financia a elaboração deste site.

Agradeço particularmente à bibliotecária do Grêmio Literário e Recreativo Português do Pará, Sra. Nazaré Góes, cujo conhecimento profundo do acervo e colaboração preciosa foi de suma importância para a coleta dos dados necessários a esta pesquisa.

Agradeço também à Profa Dra. Márcia Abreu e ao Prof. Dr. Jean-Yves Mollier, coordenadores do projeto “Circulação Transatlântica dos Impressos: a globalização da cultura no século XIX (1789-1914)” e interlocutores importantes no desenvolvimento do projeto de pesquisa que deu origem a este site.

Finalmente, meus agradecimentos aos estudantes que, em diferentes momentos, participaram desta pesquisa: Christiany Christiny Freitas Andrade, Alessandra Pantoja Paes, Joyce do Socorro da Paixão Ferreira, Débora de Castro Borges, Lorena Mena Barreto Rodrigues e Maria Gabriella Flores Severo.